Clique aqui e confira a cobertura da TV PIC no lançamento da Campanha
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal Estado de Minas (31/08/24)
Clique aqui para abrir a matéria do Diário do Comércio
Clique aqui para abrir a matéria do Portal Hoje em Dia
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal Fluxo
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal O Metro BH
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal da Cidade
Clique aqui para abrir a matéria da Itatiaia (Cidade Conecta)
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal Edição do Brasil
Clique aqui para assistir o programa da Rede Prime
Clique aqui para abrir a matéria na Coluna Paulo Navarro
Clique aqui para abrir a matéria do Jornal Estado de Minas (25/09/24)
O PROJETO DE RESTAURO
O projeto do PIC da Lei de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, foi aprovado. O projeto federal foi inscrito no dia 15 de novembro de 2023 e aprovado em maio de 2024. O objetivo é restaurar o Painel Peixes, de Candido Portinari, instalado na sede da Pampulha. A Lei Rouanet possibilita o abatimento de doações e patrocínios diretamente do Imposto de Renda (IR) devido, até 4% para as empresas (pessoas jurídicas) e 6% para as pessoas físicas.
A partir de agora o PIC, em parceria com a APPA – Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes que foi responsável pela elaboração do projeto, entram na etapa de captação de recursos. Assim, aqueles associados que tiverem interesse em abater a sua doação para a cultura no Imposto de Renda e obter mais informações sobre este projeto deverão enviar mensagem para o whatsApp 99767-9970.
O projeto técnico, e posterior execução, estão a cargo da Arara Conservação e Restauro, formada por três restauradores Julia Cavallieri, natural de BH, Antônio Visco Bruno e Marcelo Sancho, naturais de Salvador, com grande knowhow em azulejaria. Neste documento técnico, que guiará o projeto, constam Laudo de Conservação, Memorial de Restauro e Ações Educativas. Após a captação, a obra de restauro terá duração de cerca de 150 dias.
SOBRE O PAINEL “PEIXES”
O painel de azulejos intitulado Peixes é de autoria do renomado artista Candido Portinari e foi idealizado na década de 60 por Oscar Niemeyer. A obra tem a dimensão total de 2,90 x 6,50m, é composta por 817 azulejos, sendo que cada azulejo mede 15 X 15cm e foi executada pela empresa Vitrais Conrado Sorgenicht S.A., de São Paulo.
O painel artístico apresenta processos de desgaste natural, devido a variação de umidade, percolações de águas pluviais e incidência solar direta, o que causa mudanças de temperatura ao longo do dia. Estes fatores combinados ameaçam a integridade física e estética da obra de arte.
Daí a importância dessa ação para preservação de uma obra tão importante tanto para o Clube como para o cenário mineiro, nacional e internacional.